Ajuda / Devolução de produtos

Devolução de produtos

Apenas para distribuidores autorizados. Aceda a toda a informação sobre a nossa política de devoluções e de requisitos de desinfeção.

Assegure-se de ler a informação aqui apresentada, assim como os requisitos de desinfeção, antes de devolver um produto ou um artigo para a Sunrise Medical.

Apenas para distribuidores autorizados.
 

Se é um utilizador final, deve entrar em contacto com a ortopedia onde adquiriu o produto. A sua devolução será gerida por eles.

Antes de proceder à devolução de um artigo, assegure-se que leu a informação aqui apresentada. Siga o procedimento de devoluções que se detalha em continuação e assegure-se de etiquetar se o produto foi ou não desinfetado. Se não o fizer, o processo de devolução poderá sofrer atrasos ou inclusivamente não se concretizar. Se tiver dúvidas sobre alguma das indicações que se seguem, deverá entrar em contacto connosco através de servicio.tecnico@sunrisemedical.es (apenas para distribuidores autorizados).

Política de Devoluções - Apenas para distribuidores autorizados.
 

1) Reclamações em Garantia
As condições da garantia estão detalhadas nas Condições Gerais de Garantia que acompanham o manual de instruções que é fornecido com cada produto, e na web.

Para a devolução de um artigo em garantia, é necessário preencher o formulário de devoluções, especificando a referência do produto que se devolve e o número de fatura ou nota de compra, assim como o número de série do produto ou de lote a que este pertencia.

2) Produtos danificados durante o transporte
Se receber uma entrega da Sunrise Medical que se encontre danificada durante o transporte, deverá recusá-la.

A devolução de produtos danificados durante o transporte apenas será aceite se a SUNRISE MEDICAL for notificada dentro das 24 horas seguintes à entrega e se o mesmo tiver sido declarado como "produto danificado" na nota de entrega da transportadora. O produto deve ser imediatamente devolvido, seguindo as indicações constantes no formulário de devoluções.

3) Pedidos errados

Qualquer reclamação/devolução deverá ser realizada num prazo máximo de 7 dias a contar desde a receção da mercadoria e devolvida num prazo máximo de 30 dias. A SUNRISE MEDICAL não aceitará reclamações/devoluções após esse período, pelo que aconselhamos a inspeção dos artigos no momento da sua receção.

Numa situação em que deseje solicitar uma devolução por motivos externos à responsabilidade da SUNRISE MEDICAL, deverá entrar em contacto com o nosso Serviço Técnico e solicitar uma autorização prévia para a devolução.

Não serão aceites quaisquer devoluções cujos motivos não sejam da responsabilidade da SUNRISE MEDICAL se estas não forem previamente autorizadas. Em caso de ser concedida autorização para a devolução, será aplicada uma taxa de devolução.

Custos de devolução- Apenas para distribuidores autorizados

Para informação sobre os custos de devolução, deverá entrar em contacto com o nosso departamento de Atendimento ao Cliente ou com o nosso Serviço Técnico. Dependendo da devolução e do seu motivo, serão informados os potenciais custos a incorrer.

Processo de devolução - Apenas para distribuidores autorizados

Leia as informações seguintes e siga os passos abaixo descritos para que possamos processar a sua devolução corretamente e de forma célere:

1. Todas as devoluções devem ser comunicadas com antecedência e num prazo máximo de 7 dias a contar desde a receção da mercadoria ao nosso departamento de Atendimento ao Cliente ou aos Serviços Técnicos

2. Caso a devolução seja efetivamente para concretizar, será necessário juntar aos artigos o formulário de devoluções disponível no nosso sítio de internet, indicando o número de fatura ou nota de compra e o motivo para a devolução. Isto permitirá agilizar os procedimentos necessários para resolver rapidamente a devolução.

3. É esperado que todos os produtos que tenham sido usados sejam devidamente desinfetados antes da sua devolução, em conformidade com o novo regulamento de Dispositivos Médicos (MDR EU 2017/745), devendo estar claramente rotulados como "DESINFETADO", ou "NÃO DESINFETADO" se não tiver sido possível a sua realização.

Consulte a secção seguinte sobre as exigências de desinfeção de forma a assegurar o cumprimento de todas as disposições do Regulamento.

4. Sempre que possível, todas as mercadorias devem ser enviadas para a SUNRISE MEDICAL a partir do distribuidor autorizado, e não do domicílio do utilizador final. Isto tem como objetivo assegurar que o utilizador recebeu o apoio adequado por parte do distribuidor, que o produto a devolver é o correto e que este foi embalado de forma adequada.

5. É responsabilidade do distribuidor autorizado da SUNRISE MEDICAL assegurar que o produto a devolver é o correto e que este foi corretamente acondicionado na embalagem original ou numa embalagem adequada. Um acondicionamento incorreto ou não adequado pode ser motivo suficiente para a não-aceitação da devolução.

6. As devoluções de artigo não standard podem ser mais demoradas, pois é necessária autorização prévia antes que a devolução possa ser realizada.

Requisitos para a desinfeção -  Apenas para distribuidores autorizados.

O Regulamento de Dispositivos Médicos (MDR EU 2017/745), que entra em vigor em 25 de maio de 2020, e os requisitos da norma ISO 13485 (revisão de 2016), obrigatória desde 28 de fevereiro de 2019, obrigam a que haja um maior cuidado sobre as normas de desinfeção e tratamento na cadeia de devolução de produtos.

É esperado que todos os produtos que tenham sido usados e que sejam objeto de devolução à SUNRISE MEDICAL (incluindo os produtos para reparação, estejam ou não em garantia, e os produtos de demonstração) sejam desinfetados antes de serem enviados. Compreende-se que este procedimento nem sempre seja possível. Portanto, todos os produtos devem ser claramente rotulados como "DESINFETADOS" ou "NÃO DESINFETADOS". Se não se proceder à sua adequada rotulagem, a devolução poderá demorar mais tempo para processamento.

Medidas de higiene necessárias antes da devolução dos produtos à SUNRISE MEDICAL:

  • Todas as superfícies que tenham entrado em contacto com o utilizador final devem ser tratadas com um nebulizador de desinfeção. Para isto, deve ser utilizado um desinfetante à base de álcool adequado para a desinfeção rápida, apropriado para a desinfeção de superfícies sanitárias. O desinfetante deve estar em contacto com as superfícies por um período não inferior a 15 minutos para que o produto possa ser considerado desinfetado. Após este período, a superfície deve ser passada com um pano assético ou similar.
  • Devem ser observadas as instruções do fabricante do fabricante do desinfetante antes da sua aplicação.
  • O joystick do comando das cadeiras de rodas pode ser limpo com um pano húmido com um desinfetante diluído.
  • Assegure-se de que todas as superfícies são enxaguadas com água limpa e são corretamente secas após a desinfeção.
  • Não utilize solventes, branqueadores, abrasivos, detergentes sintéticos, esmaltes de cera ou aerossóis.
  • Consulte o manual de instruções fornecido com a cadeira de rodas para mais informações sobre os procedimentos de limpeza dos comandos e controlos.
  • Os produtos desinfetados devem ser cobertos ou colocados dentro de uma proteção de plástico não permeável ou nas suas embalagens originais e etiquetados como "DESINFETADO", de forma a manter a desinfeção e limpeza durante o transporte e armazenamento.
  • Quando disponível, junte uma cópia do certificado de desinfeção ao produto.

Embalamento- Apenas para distribuidores autorizados 

  • Toda a mercadoria reclamada em garantia deve, dentro do possível, ser embalada na sua embalagem original ou na embalagem adicional recebida.
  • Todos os produtos pedidos ou recebidos por engano devem ser devolvidos corretamente acondicionados nas suas embalagens originais ou numa embalagem correta. Um acondicionamento incorreto ou não adequado pode ser motivo suficiente para a não-aceitação da devolução.
  • Todos os produtos novos devem ser devolvidos em condições de reutilização. A não observação desta condição poderá ser motivo suficiente para a não-aceitação da devolução.
  • No caso das baterias de lítio, contacte previamente o nosso Serviço Técnico para obter a sua embalagem e rotulagem corretas.

Recolha - Apenas para distribuidores autorizados 

  • Todas as devoluções devem ser enviadas através da nossa agências de transporte atuais (exceto ilhas Canárias). A SUNRISE MEDICAL não suportará custos de transporte de material recebido por qualquer outra empresa de transportes.
  • Em caso de dúvida, deverá entrar em contacto com o nosso departamento de Atendimento ao Cliente.

Devoluções rejeitadas - Apenas para distribuidores autorizados

A mercadoria devolvida e recusada pela SUNRISE MEDICAL será armazenada pelo período de 10 dias úteis antes de seguir para destruição. Se desejar receber de volta esta mercadoria, será da sua responsabilidade organizar a recolha da mesma dentro deste período de 10 dias úteis. Nestes casos, a SUNRISE MEDICAL não aceitará qualquer encargo com os custos de transporte. Se preferir que a SUNRISE MEDICAL organize a recolha, será necessário que envie um número de ordem de compra ao nosso Serviço Técnico para cobrir os custos de transporte.