03/10/2023

A Sunrise Medical, empresa líder mundial em soluções avançadas de mobilidade, tem o prazer de anunciar a aquisição estratégica da Ride Designs, um reconhecido líder do setor em sistemas de sedestação personalizados e de elevada qualidade para utilizadores de cadeiras de rodas. Esta aquisição constitui uma importante expansão da oferta de almofadas e encostos personalizados, da experiência clínica e da capacidade de serviço da Sunrise Medical, complementando perfeitamente a ampla gama de produtos de mobilidade manual e elétrica que já oferece.

Fundada em 1998 e sediada em Denver, EUA, a Ride Designs construiu uma reputação como líder do setor no desenho e fornecimento de sistemas de sedestação altamentes especializados para utilizadores de cadeiras de rodas. Nos últimos anos, a Ride Designs também desenvolveu, implementou e otimizou com sucesso tecnologias avançadas de impressão 3D para a produção em série deste tipo de produtos altamente personalizados.

A empresa prosperou graças à grande experiência dos seus fundadores, Tom Hetzel e Joe Bieganek, e à herança da indústria prostética e ortopédica, que incluem a participação direta dos utilizadores através da Aspen Seating Clinic. Além disso, o portfólio da Ride Designs beneficia do desenvolvimento de produtos e tecnologias baseados em evidências e apoiados por extensas colaborações e pesquisas com instituições e universidades de renome. Isto garante que as inovações de ponta da empresa estão sempre bem integradas com uma abordagem centrada no utilizador e informação científica. A abordagem única da Ride Designs no mercado, centrada numa extensa formação clínica e certificação de médicos e provedores especializados em tecnologias de reabilitação complexa, demonstra um compromisso firme com soluções clinicamente diferenciadas e otimizadas para o atendimento personalizados ao utilizador.

Thomas Babacan, Presidente e CEO da Sunrise Medical, declarou: "Estamos entusiasmados em receber a Ride Designs na família Sunrise Medical. Acreditamos firmemente que esta aquisição é de grande importância estratégica e oferece benefícios mútuos para ambas as partes. Ao unir forças com a Ride Designs, a Sunrise Medical adiciona uma oferta de assentos personalizados de alta qualidade à sua carteira de produtos de Sedestação e Posicionamento, semelhante ao que representa a RGK para a gama de cadeiras de rodas manuais e a Magic Mobility para a gama de cadeiras de rodas elétricas.  Esta aquisição não só expande significativamente o extenso espectro de soluções para as necessidades de sedestação e posicionamento dos utilizadores de cadeiras de rodas em todo o mundo, mas também importa experiência clínica, tecnologias e competências avançadas de impressão 3D muito valiosas para o grupo Sunrise Medical. Em conjunto com a experiente equipa de gestão e colaboradores altamente qualificados da Ride, a Sunrise Medical conta agora com uma gama de produtos, conhecimentos clínicos e competências operacionais ainda mais sólidas para oferecer as soluções de sedestação mais adequadas a todos os utilizadores de cadeiras de rodas. Isto otimiza a sua mobilidade em termos de funcionalidade clínica, conforto, postura e integridade da pele”.

Tom Hetzel, CEO e Cofundador da Ride Designs, comentou: "Estamos muito satisfeitos por fazer parte do grupo Sunrise Medical. A Ride Designs sempre se dedicou a ajudar os utilizadores de cadeiras de rodas a conseguir o melhor ajuste possível para melhorar a sua qualidade de vida. Isto está perfeitamente alinhado com a missão da Sunrise Medical de melhorar a vida das pessoas".

Acrescentou ainda: "A Ride Designs e Aspen Seating Clinic são pioneiras no desenvolvimento de cadeiras especializadas. Estamos especialmente orgulhosos da nossa capacidade de fabricação com tecnologia de impressão 3D. Somos apaixonados por levar as nossas soluções avançadas e clinicamente diferenciadas ao maior número possível de utilizadores". Os pontos fortes de ambas as empresas complementam-se muito bem. A oferta de mobilidade abrangente da Sunrise Medical, a sua rede de distribuição global, os seus recursos empresariais e as suas infraestruturas acelerarão significativamente o alcance e expansão global da Ride. Estamos comprometidos em proporcionar soluções para os desafios posturais e da pele, e acreditamos que a Sunrise Medical é o nosso parceiro mais forte para alcançar a nossa missão".

A Ride Designs contribui para a trajetória sólida da Sunrise Medical em fusões e aquisições comerciais, um pilar fundamental na sua estratégia empresarial. Entre as recentes aquisições estratégicas bem-sucedidas em 2022, estão incluídas as da The helping Hand Company, uma empresa com sede no Reino Unido especializada em produtos pediátricos e de gestão da pressão, e da NOW Technologies, com sede em Budapeste, uma empresa de investigação e desenvolvimento tecnológico focada em inovações digitais e de software de sistemas de controlo de cadeiras de rodas. Em 2020, a Sunrise Medical adquiriu ainda a James Leckey Design, incluindo as suas filiais Firefly Friends e Vida Global, líder mundial em dispositivos terapêuticos pediátricos especializados, assim como a Oracing, projetista e fabricante espanhol de inovadoras cadeiras de rodas desportivas por medida e produtos de mobilidade elétrica. Com a aquisição da Ride Designs, a Sunrise Medical e a Ride Designs propõem revolucionar o mundo dos assentos personalizados e ajudar os utilizadores de cadeiras de rodas a viver as suas vidas ao máximo.